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domingo, 29 de agosto de 2010

AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO SEGUNDO TRIMESTRE - 7º ANO - CORREÇÃO

TURMA A
1) Sociedade estamental, dividida rigidamente, sem mobilidade social. Clero "os que oram"; nobreza "os que lutam" e servos "os que trabalham".
2) Sim, bastava ter terras suficientes para serem doadas.
3)
a) Corveia consistia no tributo pago através do trabalho no manso senhorial. Talha - tributo pago através da entrega de uma parte da produção do servo so senhor feudal.
b) Servidão é trabalho, vassalagem é posse de terra. Não há vassalagem entre os servos, ela só poderia ser estabelecida entre nobres.
4)
a) O budismo desafiava o poder do imperador; os monges utilizavam grande quantidade de bronze e muitos de seus seguidores não viam razão em pagar impostos ao imperador.
b) Através da Rota da Seda o budismo vindo da índia tornou-se importante religião na China.
5)
Tombuctu foi fundada cerca do ano 1100 pela sua proximidade com o Rio Níger para servir às caravanas que traziam sal das minas do deserto do Saara para trocar por ouro e escravos trazidos do sul por aquele rio. Em 1330, Tombuctu fazia parte do poderoso Império do Mali, que controlava o lucrativo negócio do sal por ouro em toda a região, estando ligada à cidade de Yenné através do comércio do sal, de cereais e do ouro. A sua função comercial era acompanhada de uma função militar. Dois séculos mais tarde, Tombuctu atingiu o seu apogeu sob o Império Songhay.
TESTES
1- D
2- D
3- C
4- C
5- A
6- C
7- B
8- A
9- D
10- C

TURMA B
1) Era um nobre que doava terra(feudo) em troca de fidelidade e ajuda militar e financeira.
2) A Igreja tinha controle total sobre amentalidade medieval e cabia a ela determinar todo o conhecimento daquele período.
3) Corveia, Talha, Banalidades.
4) O texto mostra os valores e o poder da Igreja. A instituição mais organizada e manipuladora de poder político e econômico.
5) A Igreja, instituição já organizada na época medieval, determinava a teoria social, hierarquizava a sociedade, condenava o lucro e o comércio, tinha o domínio completo da cultura e educaçã, influenciava governantes e era grande detentora de terras.
6) Com o contato com os portugueses o manicongo foi aos poucos tornando-se dependente dos instrumentos e armas fornecidos aos portugueses. Sua conversão ao cristianismo determinou sua submissão a Coroa portuguesa o que levou seu reino à destruição e escravidão.
7) Através da Rota da Seda os chineses estabeleceram um próspero comércio que levou-os a uma fase de grande prosperidade. Através dela os chineses tinham contato com diversas culturas assim como disseminavam seu conhecimento por boa parte do Oriente.

TESTES
1- C
2- C
3- E
4- D
5- E
6- C
7- E
8- B
9- E
10- D

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AVALIAÇÃO FORMALIZADA - 8º ANO - SEGUNDO TRIMESTRE - CORREÇÃO

PARTE DISSERTATIVA
1)
A frase assinala o contraste entre a vida do índio antes da chegada dos portugueses e os dias de hoje, quando os índios são lembrados em uma data comemorativa quando, no passado, viviam como os senhores do Brasil.
2)
a) Para extrair um corante vermelho usado, principalmente, para tingir roupas.
b) Enquanto conseguiram a colaboração dos índios e havia abundância desta madeira no litoral.
3)
Criação das capitanias hereditárias que permitiram a particulares o estabelecimento de unidades produtoras de açúcar, devendo, em troca, ocupar e desenvolver economicamente as capitanias.
4)
A produção açucareira, o engenho, os escravos e o tipo de engenho, o trapiche movido a tração animal.
5)
Rebeliões, sabotagens, fugas, suicídios, infanticídios e alcoolismo, eram as principais formas de resistência à escravidão no Brasil.
6)
a) Bandeirismo, atividade missionária e criação de gado no sul do país.
b) "Uti posseditis", ou seja, tem a terra quem dela se apossou.
7)
a) Houve uma interiorização do país. .
b) "Drogas do sertão" e pecuária.
c) Foram dadas terras aos homens que eram amigos do rei.

TESTES
1. D
2. D
3. D
4. A
5. A
6. A
7. C
8. B
9. A
10. D

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO SEGUNDO TRIMESTRE - 9º ANOB - CORREÇÃO

1. A Independência do Brasil foi dirigida pela elite rural, teve apoio da Inglaterra e o povo ficou como espectador.

2. D. Pedro I conduziu a separação do Brasil de Portugal em associação com os interesses da elite que queria preservar a integridade territorial e o mercado nacional de escravos. Sua posição como "defensor perpétuo do Brasil" fica abalada graças a uma sucessão de incidentes causados pela inexperiência na condução das questões políticas e de estado. Alguns fatos podem ser destacados:
- dissolução da Assembléia Constituinte;
- outorga da Constituição de 1824;
- empréstimos do exterior aplicados em setores não-produtivos;
- guerra com a Argentina na questão da província Cisplatina
- repressão violenta em relação à Confederação do Equador.
Esses fatos e o movimento de oposição promovido pela elite e pelos militares acabaram culminando com a abdicação de D. Pedro I.

3.
a) Monarquia.
b) República.

4. O Brasil viveu sua independência política, porém marcou-se a dependência do capitalismo inglês (divisão internacional do trabalho) e a sociedade viveu sua organização aristocrática e a população excluída do regime.

5. O Imperador exercia o poder moderador e impedia os conflitos dentro da elite dominante através do Parlamentarismo às avessas, onde os partidos Conservador e Liberal se revezavam no poder.

6. O sistema era censitário, ou seja, baseado em rendas e de forma indireta com níveis diferentes de eleitores.

7. a) Comerciantes, banqueiros e indústrias.
b) Conciliação entre liberais e conservadores em um mesmo gabinete de governo.

1. [B]

2. [E]

3. [B]

4. [A]

5. [D]

6. [E]

7. [B]

8. [E]

9. [B]

10. [A]

domingo, 22 de agosto de 2010

AULA SOBRE O GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO

O GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO
Instabilidade e mudanças
A RENÚNCIA DE DEODORO
 Crise do Encilhamento
 Nepotismo – oposição a Deodoro
 Censura e repressão
 Limitação ao poder de Deodoro – fechamento do Congresso Nacional
 Revolta da Marinha – primeira Revolta da Armada
 Protestos do PRP
 Renúncia
GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO
 Vice de Deodoro
 Rejeição a Floriano
 PRP a favor de Floriano
 Revolta da Armada
 Ditadura
 Florianismo
 Governo contraditório – medidas populares+autoritarismo


 Acordo com os EUA – reforço militar – repressão _ “Marechal de Ferro”
 Revolução Federalista:
• Rio Grande do Sul – guerra civil
• Júlio de Castilhos:
 Autonomia para cada Estado
 Amplos poderes para Júlio.
• Gaspar da Silveira Martins
 Federalistas
 Limitação ao Poder Executivo
 Maiores poderes ao Legislativo
 Toleravam um governo central forte


 Luta violenta – a partir de 1893 – união dos “maragatos” (federalistas), com revoltosos do Rio de Janeiro.
 Prisioneiros – torturas e degolas.
 Apoio de Floriano a Júlio de Castilhos – violento massacre em Desterro (hoje Florianópolis).
 1895 – fim da revolta – 10 mil mortos
 PRP – fim do apoio a Floriano – início da República das Oligarquias
 Eleição de Prudente de Morais.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FINALIZAÇÃO DA CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DO SEGUNDO TRIMESTRE

A relação existente entre o \islamismo e a construção do Império Árabe.
O Islamismo ofereceu ao povo árabe a ideia de que a salvação seria alcançada através da guerra justa e da expansão do Islamismo. Assim o ideal de Jihad ajudou na expansão islâmica.
Como os árabes contribuíram para a formação do Feudalismo na Europa.
Ao fecharem o mar Mediterrâneo os árabes impediram os cristãos de fazer comércio marítimo levando-os a ficarem fechados ainda mais nos feudos.
9)

A partir da leitura do texto responda:
a) Como a Igreja conseguiu ter poder sobre a população que sofria com as invasões bárbaras?
Através do oferecimento de proteção e de socorro.

b) Podemos afirmar que além do poder religioso a Igreja possuía na Idade Média um forte poder político? Justifique sua resposta.
Sim, pois ela era muito rica e influenciava as decisões dos nobres além de dominar os servos.
10)
a) Determine as características econômicas do reino retratado no mapa.
Este reino vai prosperar devido o desenvolvimento da metalurgia, da agricultura e criação de animais e também do comércio.
b) Descreva como era o poder do manicongo.
Seu poder era absoluto. Ele comandava as cidades e aldeias e grande parte dos impostos era por ele acumulada.
c) Como estavam organizadas as terras no reino do Kongo?
As aldeias formavam tribos comandadas por chefes que arrecadavam os impostos para o manicongo.
d) Como o manicongo controlava as terras?
Através dos chefes e dos impostos.
a) Como o griot Makunzo Kioto obteve as informações contidas no texto?
Através do conhecimento que lhe foi passado oralmente por seus antepassados.
b) Esta história pode ter sofrido alterações da época em que começou a ser contada até hoje? Justifique.
Não. Um griot tem o compromisso sagrado de não alterar a história, ele é considerado uma biblioteca viva.
c) É possível no texto identificar se o narrador é africano? Justifique.
Sim, pois ele se identifica como herdeiro direto de seus ancestrais africanos.
d) De acordo com o texto, como os portugueses foram vistos pelos africanos? Justifique.
Com espanto, foram considerados espíritos do mal e os habitantes atacaram os portugueses, mas foram derrotados.