Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO TERCEIRO TRIMESTRE - 8º ANO

1) Os meios de transporte e comunicação aceleraram o contato e o comércio entre as pessoas.
2) Os colonos não consideravam justo pagar impostos que achavam abusivos e que não haviam sido consultados, sua implantação foi imposta pela Metrópole, sendo então considerados injustos.
3)
Figura I - A Inglaterra perdeu suas colônias, pois explorou-as demais e desta forma os ingleses perderam uma importante fonte de riquezas.
Figura II - O burguês é o dono dos meios de produção e o trabalhador deve vender sua força de trabalho para sobreviver.
4)
a) "Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante".
b) (...)"restam, pois, os contratos para a base de toda a autoridade legítima".
c) Democracia - governo exercido pelo povo ou parte dele. Aristocracia - governo exercido por um pequeno número de pessoas que detém o poder.
5)
a) manufatura
b) operário
c) ao artesão
d) ter capital, oficina e saber o ofício
e) vapor
f) área urbana
g) burguesia industrial
6)
a) Crise econômica provocada pela Guerra dos 7 anos levou a Inglaterra a aumentar sua exploração sobre suas colônias.
b)
1. aumento dos impostos
2. Festa do Chá de Boston
3. Leis Intoleráveis
4. I Congresso da Filadélfia
5. II Congresso da Filadélfia - Declaração de Independência

TESTES
D
D
D
C
C
B
B
A
B
C

AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO TERCEIRO TRIMESTRE - 7º ANO - TURMA B

1) Todo poder concentrava-se nas mãos do rei, ele fazia a lei de acordo com a sua vontade, tinha o direito divino de governar.
2) A rotação de terras aumentou a fertilidade. O atrelamento peitoral acelerou a semeadura e consequentemente a produção, a charrua foi um imprtante elemento para tornar a produção de alimentos mais eficiente.
3) Com as cruzadas os produtos orientais ficaram cada vez mais evidentes e cobiçados na Eurpa, novos conhecimentos abriram a cabeça do europeu contribuindo para a volta do comércio.
4) Ela acreditava que o comércio "viraria a cabeça" dos fiés, que se preocupariam em ganhar dinheiro, seriam independentes e não mais totalmente submissos a vontade da Igreja Católica.
5)
a) A vida de camponês.
b) Não, pois a vida concentrava-se totalmente nos feudos.
c) Não, muitos ficaram nas cidades e não tinham emprego, outros tornaram-se artesãos, aprendizes, etc, de outros grandes mestres e comerciantes.
6)
Humanismo - Valorização dos conhecimentos da Antiguidade Clássica e do conhecimento, busca pelo saber.
Antropocentrismo - O ser humano torna-se centro do Universo.
Individualismo - Não é mais valorizado o coletivismo da Idade Média em que todos deviam ser submissos a vontade de Deus. O individualismo pe a busca de cada um por seu destino.
Heliocentrismo - sol é o centro do Universo.
7) O luteranismo pregava que o governante era o chefe da Igreja e desta forma a nobreza alemã poderia livrar-se do domínio do Papa.

TESTES:
C
C
A
A
D
A
E
D
D
E

AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO TERCEIRO TRIMESTRE - 7º ANO - TURMA A

1) O rei está em posição de destaque, ele é representado de forma a interpretar sua imagem como a de um deus, cercado por pessoas que lhe são submissas.
2) Os nobres tiveram problemas em relação a posse de terras, prevaleceu a lei de primogenitura e por isso muitos se tornaram cavaleiros andantes. Os servos também tiveram problemas em sobreviver nos feudos, não tinha espaço suficiente e os senhores começaram a expulsar muitos servos.
3) As cruzadas provocaram a "reabertura" do mar Mediterrâneos aos europeus e o contato com o Oriente tornou o comércio mais dinâmico, provocando o seu renascimento.
4) Muitos servos já não queriam estar submissos a um senhor e começaram a ambicionar a uma vida livre e com novas possibilidades, e por isso muitos fugiram dos feudos.
5)
a) Igreja e Nobreza.
b) Devido a superexploração feudal que os servos sofriam por causa da diminuição populacional.
c) Sim, pois dizem que John Ball era um "mau caráter" e condena suas atitudes, achando merecido seu terrível castigo.
6) A imprensa ajudou na difusão das novas ideias uma vez que a leitura tornou-se mais acessível.
7) Pensamento medieval - teocêntrico, religioso, geocentrismo, pouco desenvolvimento científico, arte didática.
Pensamento renascentista - antropocêntrico, humanista, heliocentrismo, desenvolvimento científico.

TESTES
B
A
D
C
D
B
D
D
D
D

terça-feira, 2 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO MENSAL DO TERCEIRO TRIMESTRE - 9º ANO

1)
Ao final da guerra os EUS tornaram-se os principais credores da Europa além de fornecedores de produtos industrializados transformando-se em centro do mundo capitalista.
2)
Intervenção do Estado na economia, obras públicas e diminuição das horas de trabalho assim como salário-desemprego, socorro financeiro a grandes indústrias, proibição da especulação e regulamentação dos negócios da Bolsa de Valores.
3)
Hitler e Stálin tinham interesse em invadir a Polônia e ao mesmo tempo evitar um ataque em duas frente de inimigos potenciais.
4)
Hitler tinha como grande objetivo a construção do III Reich através da concretização da chamada Teoria do Espaço Vital. A partir de 1930 a expansão nazista foi devastadora dominando a Europa, com exceção dos aliados de Hitler e da Inglaterra. No início de 1943 a URSS consegue expulsar os alemães de Stalingrado e cai o mito de invencibilidade alemão. A partir daí várias vitórias aliadas ocorreram e em 1945 o nazifascismo estava derrotado no continente europeu. Mas a guerra só chegaria ao fim quando os EUA jogaram as bombas atômicas e o Japão foi forçado a se render.
5)
O crescimento baseava-se na superexploração e na especulação na Bolsa de Valores, atitudes que não se sustentariam por longo tempo. Com a reconstrução europeia, concentração de renda e alto desemprego a prosperidade estadunidense tinha seus dias contados.
6)
a) Porque a eleição dele já estava definida.
b) Homens maiores de 21 ano, o voto era aberto.
7)
a) Era fundamental, pois concentravam a renda e por isso determinavam os resultados eleitorais.
b) Através da troca de favores.
8)
a)Líder da revolta.
b) Servia de exemplo e transformou-se em uma alternativa positiva para o camponês viver sem o domínio do coronel.
c) O cangaço.
9)
Sim, pois foi dito que o Brasil tinha "vocação agrária" e durante muito tempo p governo não vai investir na industrialização.
10)
Texto 1
A elite alemã viu o nazismo uma forma segura e eficiente de afastar o perigo comunista da Alemanha.
Texto 2
a) A pureza de sangue garantiria a perpetuação da raça alemã.
b) Assim seriam totalmente discriminados e facilmente identificados.

AVALIAÇÃO MENSAL - TURMA B - TERCEIRO TRIMESTRE - 7º ANO

1)
a) peste negra
b) consequência, pois devido ao grande volume de pessoas nas cidades e a falta de saneamento básico a doença se proliferou.
c) os europeus eram muito supersticiosos e ainda acreditavam que Deus enviava doenças para castigá-los.

2)
a) não, no máximo tinha de pagar algumas taxas.
b) adquirindo a Carta de Franquia ou através de uma guerra, combatendo e vencendo o senhor feudal.

3)
a) Crise do século XIV ou peste negra, pois retrata o domínio da morte.
b) o renascimento urbano e comercial facilitou o contato entre muitas pessoas e estas com novos lugares, o que facilitou o contágio, assim como aumentou a fome e colocou em evidência a fraqueza do Sistema Feudal.
c) Alta mortalidade, revoltas camponesas, fim do sistema feudal.

4)
teoria heliocêntrica que mostra o movimento dos planetas girando em torno do sol.

5)
A imagem 2 por buscar retratar a natureza com perfeição, ter perspectiva e valorizar o humano.

7) Na cidade seu habitante estava livre das obrigações servis e também vivia praticamente de comércio. No campo as pessoas são mais controladas pelo grande proprietário, produzem muito do que consmem, fazendo menos comércio.

8)
errado
errado
errado
certo
certo

9)
a) Godric começou a vender coisas fazendo pequenos negócios.
b) porque sendo comerciante ele teria muito mais chances de enriquecer, além de ter no campo uma vida sempre igual.
c) comprando mercadorias e vendendo-as mais caro.
b) "transportava-as para outras partes onde sabia que eram menos familiares e cobiçadas pelos habitantes por um preço inferior."

10)
Na chamada Baixa Idade Média ocorre a partir do século XI o crescimento demográfico devido o aumento da produção de alimentos. Isso gerou excedentes que contribiu para o ressurgimento do comércio e das cidades. Nas cidades a burguesia tinha o domínio e para tornar o comércio mais dinâmico a burguesia começou a estabelecer rotas comerciais para promover o avanço do comércio assim como o seu monopólio.

AVALIAÇÃO MENSAL DO TERCEIRO TRIMESTRE - TURMA A - 7º ANO

1)
Com o aumento populacional e o contato com o Oriente iniciado pelas Cruzadas.
2)
a) Processo de centralização monárquica.
b) Com o dinheiro da burguesia o rei pôde montar exércitos fortes para combater os senhores feudais.
3)
IMAGEM I
a)Comércio.
b) As cidades eram constantemente atacadas por nobres que buscavam roubar suas riquezas.
IMAGEM II
a) Nas cidades, em encontros de rotas comerciais.
b) Todo tipo de gente que buscava fazer trocas comerciais.
4)
a) Os senhores feudais perderam muitos trabalhadores e por isso começaram a superexplorar os servos, o que foi motivo para as revoltas.
b) sim, pois a peste negra foi resultado do comércio e do aumento da fome.
5)
Uma corporação era a união de mestres artesãos de um determinado produto que através dela determinavam o preç, qualidade e quantidade do produto, além do salário dos trabalhadores.
6)
O Humanismo é a valorização do pensamento e características do ser humano e também a valorização dos conceits da Antiguidade clássica.
7)
a) São semelhantes ao tentar explicar o funcionamento do universo, mas são diferentes pelo fato da segunda imagem determinar o sol como o centro do Universo.
b) na teoria geocêntrica a Igreja propagou a ideia de que a Terra era imóvel e o sol girava ao seu redor. A teoria heliocêntrica quebrou esta teoria ao provar que o sol era o centro.
8)
a) camponesa.
b) era vendedor ambulante entre feudos.
c) não, pois passou a associar-se a outros mercadores.

9)
1 - séculos XI ao XV
2 - renascimento urbano e comercial
3 - o crescimento populacional
4 - mercantil
5 - cidades e feiras
6 - a burguesia
7 - monetária
8 - bancária
9 - condenada

10)
a) A imagem B, pois não possui noção de profundidade.
b) A burguesia financiou inúmeros artistas, o que possibilitou o crescimento dessa arte.