Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

sábado, 19 de março de 2011

TEXTO COMPLEMENTAR SOBRE ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO

O ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO
Absolutismo é uma palavra que define um sistema de governo que vigorou na Europa nos séculos XVII e XVIII.
Formou-se a partir da decadência do Sistema Feudal e da consequente formação das chamadas Monarquias Nacionais.
Naquele tempo, devido a inúmeras mudanças tais como: ressurgimento e crescimento do comércio, urbanização, nascimento de uma nova categoria social – burguesia, processo de desagregação dos feudos e ressurgimento do trabalho assalariado, levarão ao enfraquecimento gradativo do poder dos senhores feudais o que levará à ascensão do poder dos reis.
Senhores feudais eram homens poderosos que dentro de seus feudos proclamavam suas próprias leis e exploravam o trabalho. Com o renascimento do comércio e das cidades essa realidade começou a mudar. A burguesia recém formada, principalmente após as Cruzadas e a consequente reabertura comercial do Mar Mediterrâneo, inicia seu processo de ascensão econômica, no entanto vê-se impedida de crescer devido aos entraves impostos pelos senhores feudais.
Inúmeros impostos a pagar, diferentes pesos e medidas, invasões a cidades seguidas de saques, eram alguns dos problemas sofridos. Tal categoria começa a ajudar os reis no processo de centralização e que a partir do século XIV começa a render frutos com o surgimento de Portugal, e nos séculos seguintes da Espanha, França e Inglaterra.
A partir daí a Europa vive um processo de crescimento do poder dos reis, iniciando o período do Absolutismo.
Concentrando todos os poderes em suas mão os reis absolutistas faziam as leis, criavam impostos, agiam em assuntos religiosos, etc.
Todo o luxo e pompa de sua numerosa Corte (necessária para manutenção de seu poder) era sustentada por um número muito grande de impostos, pagos pela população excluída dos privilégios e que constituíam grande parte da população.
O mercantilismo foi a doutrina econômicas dos reis absolutistas que pressupunha uma série de teorias cujo objetivo maior era o acúmulo de metais preciosos nos cofres do Estado, ou seja, buscava-se uma balança favorável, principalmente através do incentivo ao comércio e ao domínio de territórios (colônias).
Para tanto foram desenvolvidas uma série de estratégias tais como:
• Protecionismo alfandegário
• Monopólios
• Incentivo ao comércio
• Busca de balança comercial favorável
• Colonialismo.
O mercantilismo não se desenvolveu da mesma forma em todos os lugares. Em cada Estado absolutista, de acordo com as características econômicas de cada país, o mercantilismo desenvolveu-se sob a forma de:
• Bulionismo
• Comercialismo
• Industrialismo

A prática mercantilista também defende o total controle da economia pelo monarca, tal característica é conhecida como intervenção do Estado na Economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário