Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

domingo, 24 de abril de 2011

8º B - CORREÇÃO - AVALIAÇÃO FORMALIZADA - PRIMEIRO TRIMESTRE

TURMA A
1)
a) Elizabeth I governou a Inglaterra de forma absolutista, porém sempre respeitou o Parlamento. Nunca impôs as ordens, concedeu privilégios, enriqueceu a burguesia e assim conseguiu apoio do Parlamento para governar com poderes totais.
b) Elizabeth I incentivou a pirataria, o comércio marítimo e conquistou colônias.
c) Foi tolerante com os puritanos, estabelecendo paz religiosa. Precisava do apoio da burguesia puritana, pois eram ricos e influentes no comércio.
2)
a) Os Stuart iniciaram uma política que tinha como objetivo a manutenção de privilégio e enriquecimento da nobreza. Isso fez com que os burgueses começassem a ser violentamente explorados através de cobranças de impostos e também perseguições religiosas fez com que muitos fugissem da Inglaterra, atrapalhando os negócios ingleses.
b) Oliver Cromwell incentivou o comércio através dos chamados Atos de Navegação e de leis que incentivavam o comércio e a navegação. Acém disso, Cromwell empreendeu várias guerras, inclusive com a Holanda levando a Inglaterra a ser dona dos mares no século XVII.
3)
a) Absolutismo de direito.
b) personalismo: é exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano. Absolutismo: é só de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade.
4)
a) Vários países europeus estavam interessados em explorar outros lugares, uma vez que tinham interesse em acumular metais preciosos, praticando a política mercantilista.
b) A América era fonte de riquezas que os europeus queriam explorar.
c) Pelo perigo deste continente ser invadido por outras nações além de Portugal e Espanha.
d) O sentido da colonização é ocupar para explorar ao máximo as riquezas da colônia.

TESTES
1) D
2) D
3) E
4) A
5) D
6) D
7) C
8) E
9) C
10) B

TURMA B
1)
a) Absolutismo de fato.
b) Com tolerância religiosa e beneficiada economicamente.
c) O Parlamento tinha poderes maiores sobre a monarquia. Não, pois os Tudor conseguiram ter poder absoluto.
2)
a) Rei da Inglaterra que tentou impor o absolutismo de direito e por isso provocou a Revolução.
b) Oliver Cromwell por ter sido o líder da revolução.
c) Deu exemplo de que o rei absolutista poderia ser retirado do poder.
3)
O texto defende o absolutismo de direito em que o rei possui poder total, inclusive é considerado um representante de Deus na Terra.
4)
a) Porque o solo era bom, o clima favorável e o açúcar era um produto caro e raro na Europa.
b) Clima, solo favoráveis, investimento holandês e comércio europeu garantido.
c) Os portugueses não tinham interesse em ser camponeses no Brasil, e por isso selecionaram os escravos africanos por serem lucrativos para Portugal.
5) Porque eram fundamentais na produção e manutenção do engenho.
6) Para que os capitães colonizassem e protegessem o território de invasões.
7) Na prática mercantilista o objetivo é acumular metais preciosos e a colônia seria o lugar que ofereceria ao país europeu as riquezas a serem exploradas.

TESTES:
1) A
2) C
3) B
4) A
5) A
6) A
7) C
8) E
9) D
10) A

8º B - CORREÇÃO - AVALIAÇÃO MENSAL - TURMAS A e B

MENSAL – 8º ANO – PARTE II
TURMA A
1)
A) República Puritana e Monarquia Constitucional.
B) As revoluções inglesas provaram ser possível eliminar s reis absolutistas, servindo de inspiração a outros movimentos contra o rei em outros países.
2) Durante o governo de Jaime I os puritanos começaram a ser perseguidos e por isso muitos iniciaram a colonização na América do Norte ao fugirem da Inglaterra por causa dessas perseguições.
3)
A) República Puritana. Oliver Cromwell.
B) Porque nesse momento Cromwell dominou a Irlanda e a Escócia, unindo-os a Inglaterra.
C) Nessa época a burguesia foi amplamente beneficiada com leis protecionistas e políticas de incentivo ao crescimento naval.
D) Os mais pobres eram excluídos e explorados. Surgiram muitos grupos que lutavam contra o governo Cromwell, como os niveladores e os diggers.
4) A cana depois de colhida passava pela moenda. O caldo da cana era fervido, despejado em formas onde tornava-se sólido, formando pães de açúcar. A Holanda refinava os pães de açúcar e comerciava esse açúcar na Europa.
5) Ciclo do pau-brasil; escambo; mão de obra indígena e era um produto que transformado em tinta e madeira para navios gerou lucros aos portugueses.

TURMA B
1)
a) Através do apoio da burguesia puritana Cromwell conseguiu ser nomeado pelo Parlamento inglês lorde protetor da Inglaterra.
b) Foram leis protecionistas ao comércio inglês. Foram importantes, pois resultaram no crescimento econômico da Inglaterra através do comércio marítimo.
2)
a) As revoluções inglesas provaram ser possível eliminar s reis absolutistas, servindo de inspiração a outros movimentos contra o rei em outros países.
b) Ricardo seu filho e sucessor não foi aceito pelo Parlamento para continuar o governo. Temendo que o povo se revoltasse aproveitando o vazio de poder e também influenciados pela burguesia londrina o Parlamento escolhe retornar a monarquia com Carlos II assumindo o trono.
3)
a) Porque os Stuart queriam impor o absolutismo de direito.
b) Foi a revolução que tirou definitivamente o absolutismo e instituiu uma monarquia constitucional na Inglaterra.
c) O rei reinava, mas quem governaria seria o Parlamento.
d) Porque o povo havia sido violentamente reprimido na época do Cromwell w estava bastante revoltado contra o Parlamento.
4) Sistema de Capitanias hereditárias. O rei de Portugal dividiu o Brasil em várias faixas de terra e entregou-as a capitães donatários que teriam a função de colonizá-las. Foi implantado no Brasil para aumentar a proteção contra invasões e promover o desenvolvimento econômico da colônia.
5) Ciclo da cana-de-açúcar, produção de açúcar, exploração mercantilista – plantation, mão de obra escrava africana e era o principal produto de exploração colonial de Portugal no Brasil.