Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO PARCIAL - PARTE I - 8º ANO

TURMA A
1) A criação de gado, as missões jesuíticas, a ação dos bandeirantes em busca de índios para escravizar, ouro e diamantes.
2) Bandeirante.
3) Internamente a organização econômica passou estar concentrada nas atividades da região sudeste. A população aumentou e tornou-se mais diversificada. O comércio e a integração entre as regiões tornaram-se fortes e a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.
4) Eram chamadas de expedições da caça ao índio, busca de ouro e diamantes e sertanismo de contrato.
5) A ação dos bandeirantes, o gado, expansão oficial e missões jesuíticas.
6) Os jesuítas entraram em contato com tribos indígenas que já estavam arredias ao contato com os não índios e por isso isolavam-se em regiões como Amazônia e região sul.
7) Os pastos no sul era de excelente qualidade e a vida selvagem facilitou o aumento de animais na região. A produção do charque e a criação de mulas foram importantes produtos fornecidos aos habitantes das regiões mineradoras.
8) Expedições fluviais que através do comércio forneciam alimentos e artigos diversos para a zona mineradora, o que ajudou na estruturaçãoda região das minas.
9) O território sofreu expansão ao longo deste período.
10) Era necessário manter a região isolada para preservar o distrito e evitar contrabando e exploração clandestina.

TURMA B
1) Devido o comércio e as oportunidades oferecidas pela exploraçã aurífera temos na região mineradora uma classe média bastante importante e numerosa.
2) A ação bandeirante e a criação de gado que fizeram com que surgissem vilas e cidades além do Tratado de Tordesilhas, ocupando terras até então consideradas da Espanha.
3) Era a prática bandeirante de apresamento de indígenas para vendê-los como escravos.
4) Nesse período o ataque a missões e a ocupação de territórios para a criação de gado proporcionaram o povoamento do território.
5) Em Minas Gerais ocorreu intenso povoamento da região, a base econômica era a mineração, mas o comércio era fundamental para a manutenção das cidades. A região tornou-se centro das atenções lusitanas e o controle da metrópole sobre a colônia será bastante intenso.
6) Ocorreu o aumento da população e o crescimento da classe média, o controle doPOrtugal tornou-se mais intenso, ocorreu a mudança da capital para o Rio de Janeiro e a criação da Capitania de Minas Gerais.
7) O ouro não ficou no Brasil. Na maioria dos casos as regiões auríferas entraram em decadência e , portanto, não prosperaram. O ouro (a maior parte) ia para Portugal cujo destino (grande parte do ouro arrecadado) acabava sendo os cofres ingleses, pois Portugal pagava suas dívidas com o ouro brasileiro. Essa riqueza foi um dos fatores da Revolução Industrial na Inglaterra do século XVIII.
8) Quando o ouro foi descoberto e começou a ser explorado milhares de pessoas foram morar na região das minas. Os mais ricos sempre utilizavam mão de obra escrava negra para qualquer tipo de trabalho.
9) Pessoas que chegavam para explorar o ouro encontrado pelos bandeirantes. Os bandeirantes se consideravam os únicos donos do ouro e por isso entraram em conflito com os novos exploradores.
10) Eram escravos alugados que prestavam serviços, principalmente relacionados ao comércio.

CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO MENSAL - PARTE I - 7º ANO

1)
a. O poder era centralizado. O manicongo tinha toda a autoridade e através de seus conselheiros tomava as decisões. Tinha conselheiros que atuavam em diversas áreas: impostos, secretários reais, militares e griots.
b. Era uma sociedade com desigualdade liderada pela nobreza. Existiam mercadores, artesãos, soldados e agricultores que formavam a maioria da população. Os escravos não eram numerosos.
c. No congo ocorreu a formação de um império através da dominação de outros povos. Era costume escravizar povos dominados. Quando os portugueses entraram em contato com o bantos estes começaram a trocar objetos europeus, bebidas, etc, por seus escravos, iniciando o tráfico intercontinental.
2)
a. Sundiata Keita liderou uma revolta que libertou os mandinga dos sossos e conquistou Gana tornando-se seu primeiro governante com poder centralizado.
b. O imperador era a autoridade máxima, mas era diferente de u=outros monarcas, pois ouvia as queixas e julgava pessoalmente os casos mais importantes.
c. A partir do século XV o contato com os portugueses foi, aos poucos, minando o domínio dos malineses e seu reinado foi entrando em decadência.
3) Em sua época a China atingiu o auge do desenvolvimento comercial. Por meio da guerra e de acordos diplomáticos conquistaram extensas áreas, o que a transformou em uma grande potência.
4)
a. Para os budistas as diversas formas de desejo e apego geram sofrimentos, pois o ser humano deve libertar-se do desejo para assim atingir o estágio mais elevado da iluminação – o nirvana. Dessa forma ela eliminaria toda fonte de sofrimento.
b. Os mosteiros não pagavam impostos, acumulavam grande quantidade de cobre e pregavam a não-violência e a paz. O império chinês era um grande incentivador da guerra para conquista de territórios e de poder. Necessitava de cobre para cunhar moedas e queria confiscar as terras dos mosteiros. Por isso monges budistas passaram a sofrer forte perseguição.
5) A China nessa época passou por um intenso processo de urbanização. O comércio era o centro de sua economia e a vida era intensamente movimentada. Diferente da Europa feudal, concentrada em feudos, com uma vida baseada na agricultura de subsistência e com uma atividade comercial bastante pequena e sem grande importância.
6) A Igreja Católica era o centro da vida espiritual e cultural da Europa Feudal. Maior senhora feudal da Europa tinha grande domínio sobre a população, não somente de servos, mas a nobreza também subordinava-se ao alto Clero, pois eram tidos como representantes diretos de Deus na Terra.
7)
Estilo Românico Estilo Gótico
Arcos em forma de abóbodas
Paredes grossas
Aberturas estreitas usadas como janelas
Interiores escuros Arcos em forma de ogivas
Paredes esculpidas
Interiores claros
Vitrais coloridos


8) As inovações técnicas contribuíram para o aumento populacional e isso alterou a vida no feudo, contribuindo para o início da crise do sistema feudal.
9) Para os servos começou a faltar terras para o plantio, os feudos superlotados não comportavam uma grande população e assim muitos servos começam a ser expulsos dos feudos.
10) O aumento populacional também atingiu os nobres, pois não havia feudos em quantidade suficiente para todos os nobres. Surgiram os cavaleiros andantes, que através de ataques e guerras procuravam conseguir riquezas e feudos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS SOBRE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES PARTE I

1) A indústria está presente em nosso cotidiano em todas as nossas atividades. A alimentação, vestuário, informações chegam até nós através da indústria. Os países que possuem tecnologia e indústrias tem maior índice de desenvolvimento e menor dependência em relação a outros países, porém aqueles que tem tecnologia, indústrias e fontes de energia próprias são os mais desenvolvidos.
2) Com a maquinofatura a vida das pessoas sofreu uma transformação radical. As relações pessoais, de trabalho, de produção e sociais foram alteradas com o surgimento das fábricas. A vida urbana tornou-se o centro, assim como o comércio e atividades ligadas a ele e às indústrias passaram a ser importantes e determinaram o ritmo de desenvolvimento e da vida das pessoas, por isso foi um acontecimento revolucionário.
3) No artesanat o artesão é dono dos meios de produção e produz o produto que será vendido. A partir da maquinofatura o burguês, dono da fábrica é o dono das máquinas, dos meios de produção e não faz o produto.
4) Com a Lei dos cercamentos houve a expulsão de muitos camponeses que acabaram indo para as cidades e lá serão mão de obra barata para as fábricas que surguirem. Além disso, o aumento da produção de lã vai estimular o aceleramento da confecção de tecidos, estimulando o aparecimento das máquinas.
5) Com um governo burguês o comércio e a expansão dos negócios teve total apoio do governo, que passou a aprovar lei que beneficiassem a expansão da produção e do comércio.
6) Serão recursos monetários a serem utilizados no desenvolvimento da produção e pesquisa que levará ao desenvolvimento das máquinas.
7) A acumulação de capitais e a prosperidade econômica são princípios pregados pelo puritanismo e este pensamento estimulará os ingleses a buscarem nosvas formas de aumentar seus lucros no comércio, através da aceleração e aumento da produção.