Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

domingo, 23 de outubro de 2011

SEGUNDA MENSAL DO TERCEIRO TRIMESTRE - 9º B

GABARITO

1. Interesse no contexto do 2Ž Governo de Vargas e de sua política nacionalista, cujo resultado foi a criação da Petrobrás.

2. O populismo foi a política de manipulação dos interesses da massa popular, feita pelo Estado.

3. O texto de Vargas defende o nacionalismo econômico e advoga que o capital estrangeiro tira a autonomia e a soberania do país. Já com J.K. o capital estrangeiro é visto como um auxiliar importante ao desenvolvimento nacional.

4. O Brasil rompeu com a União Soviética, devido a ligação do presidente Dutra com o capital norte-americano. Nessa época, iniciava-se a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

5. - A contradição, então existente, entre a política econômica fortemente nacionalista adotada pelo presidente Vargas, que voltara, eleito, ao poder, e a mudança verificada na política externa norte-americana, uma vez que esse nacionalismo baseava-se no investimento estatal em empresas públicas produtivas e de serviços - tais como a Eletrobrás ou mesmo a Petrobrás - que visavam a dar continuidade ao desenvolvimento do capitalismo no país, via suporte do Estado.
Tal orientação, por sua vez, prendia-se à correlação de forças políticas que davam sustentação ao Segundo governo Vargas, respaldada pelo voto dos trabalhadores urbanos e das camadas populares em geral, concretizada na aliança entre o PTB, o PSD e mesmo o Partido Comunista Brasileiro. Ao mesmo tempo, o presidente nomearia como ministro do Trabalho João Goulart, figura associada aos interesses sindicais, tido como capaz de conter influência do PCB junto aos trabalhadores.
Em paralelo a esse processo, alguns grupos interessados na entrada do capital privado estrangeiro no país (contando com forte apoio das classes médias conservadoras e militares antigetulistas, via de regra alinhados União Democrática Nacional - UDN -, capitaneados por Carlos Lacerda) iniciariam campanha contrária ao presidente. Nessa campanha, denunciaram o caráter "antiprogressista" da política econômica do governo, que praticara confisco cambial sobre os exportadores de café a fim de gerar recursos a serem investidos na indústria nacional, ampliando, ainda mais, as reações adversas a seu governo.

- As greves operárias de 1953 (por aumento salarial) não controladas pelo ministro João Goulart, bem como o aumento da insatisfação de setores militares que viam na mobilização operária uma ameaça de implantação de uma "república sindicalista" e comunista. Diante de pressões oriundas de todos os lados, a campanha pela renúncia de Vargas adquiriu grandes proporções. O suicídio do presidente conseqüência dessa pressão - foi um ato político através do qual ele denunciava que as pressões eram oriundas de forças impopulares que haviam levado ao impasse a que chegara, associadas aos grupos internacionais aliados a seus inimigos internos.

6. a) O contexto internacional, com o fim da Segunda Guerra Mundial e pressões políticas de diferentes segmentos da sociedade.
b) PSD - livre iniciativa com intermediação do estado.
UDN - intervenção do estado com capital estrangeiro.
PTB - intervenção do estado sem capital estrangeiro.

7. Desenvolvimentismo da pátria, através da industrialização do país com o capital estrangeiro. Populista, conservou os privilégios.

8. a) Região portuária com uma urbanização e infra-estrutura adequadas.
b) Suposta integração e interiorização do país.

9. a) Jânio da Silva Quadros
b) O Presidente queria adotar uma política de "independência" externa, não submeter-se às influências de quaisquer países.

10. Foi o desenvolvimentismo do Plano de Metas (50 anos em 5) a industrialização a partir do capital estrangeiro, endividamento externo, corrupção e inflação.

PRIMEIRA MENSAL DO TERCEIRO TRIMESTRE - 9º ANO

GABARITO

1. a) "Compromisso" entre a classe dominante, agregando setores sociais e econômicos e o proletariado urbano em torno das propostas populistas de Getúlio Vargas, para a manutenção dos 'status quo' vigente.
b) O "Estado de compromisso" não abrange o homem do campo no que concerne aos direitos trabalhistas.

2. A AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).

3. A centralização do poder; a elaboração da constituição de 1934 (onde são incorporados os direitos trabalhistas e o voto feminino); a promoção do desenvolvimento industrial.

4. a) Era Vargas (1930-1945) na fase constitucional.
b) Ação Integralista Brasileira, caracterizada por um chefe único, nacionalismo, anti-comunismo e totalitarismo.

5. a) O Plano Cohen, uma Ação Comunista para desestabilizar o país.
b) Ditadura, censura, nacionalismo, etc.

6. Para dar legitimidade à ditadura varguista enfatizou a ameaça comunista que supostamente se alastrava no Brasil.

7. Movimento de origem anarco-sindicalista promovido principalmente pelos imigrantes de origem italiana.

8. a) Os operários e os industriais.
b) Direito de associação; participação nos lucros da empresa e tribunais para julgar questões trabalhistas.

9. A década de 20 no Brasil, marca-se pela crise das velhas oligarquias e uma série de movimentos políticos e sociais que desembocaram na revolução de 1930. A Semana de Arte Moderna expressou a busca por uma identidade nacionalista de cultura.

10. a) Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
b) Tenentista, pretendia reformas civis e o fim das oligarquias no poder.