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terça-feira, 3 de abril de 2012

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO MENSAL (2) DO PRIMEIRO TRIMESTRE - 7º ANO B

1)
Romana:
cristianismo - apesar dos povos germânicos serem politeístas, após as invasões iniciaram a conversão ao cristianismo e a religião dos romanos foi preservada.
colonato: trabalhadores das grandes propriedades continuaram trabalhando em troca de abrigo e proteção.
Germânicas:
comitatus - entre os guerreiros e chefes foi preservada as relações de reciprocidade.
direito consuetudinário - foi preservado o costume germânico das leis serem transmitidas oralmente.
2) Pepino, o breve iniciou uma série de invasões a territórios e estabeleceu aliança com a Igreja doando o Patrimônio de São Pedro. Dessa forma Pepino tornou-se um rei respeitado e também temido, podendo contar com o apoio do Papa na conversão e obediência dos povos dominados. Por sua vez a Igreja passou a construir seu centro de poder em Roma e com o rei franco também passou a espalhar seus domínios na Europa.
3)
A conversão ocorreu para Clóvis ter maior aceitação da população romanizada que era cristã. A Igreja com essa aliança passa a ter terras e maior número de seguidores e Clóvis teria um aliado importante na dominação dos povos romanizados.
4)
a) Não. Carlos Martel era Prefeito do palácio, um Major Domus.
b) Carlos Martel enfraqueceu e muito o poder real. seu filho e sucessor Pepino, o breve conseguiu assumir o trono e depôs o ultimo rei merovíngio, iniciando a Dinastia Carolíngia.
5)
a) Pois Carlos Magnos era considerado aquele capaz de reconstruir o Império Romano assim como unir os germânicos sob sua liderança. Por ter o apoio da Igreja seu império recebeu também o termo "sacro".
b) Carlos Magno doava terras através do juramento de fidelidade dos nobres. Através das relações de suserania e vassalagem esses nobres cumpriam as determinações de Carlos Magno. Para garantir total fidelidade o imperados tinha vários fiscais - os missi dominici - que cuidavam para que as leis dele fossem cumpridas. além disso, as capitulares garantiam que as leis fossem iguais em todo o império.
c) Com a divisão os nobres começaram a se recusar em seguir as regras dos reis carolíngios, iniciaram um processo de fechamento de suas propriedades (feudos) e começaram a estabelecer suas próprias leis.
6) A Coroa mostra ele como o soberano absoluto, a espada demostra sua força militar e a cruz simboliza seu domínio religioso devido a aliança que tinha com o papa.

CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO EM GRUPO - PRIMEIRO TRIMESTRE - 7º ANO B

1) O Império Romano começa a entrar em crise a partir do século III quando cessam as conquistas territoriais. Com isso diminui a oferta de escravos e a produção também sofre redução. O governo continuava gastando muito e administrando muito mal o que arrecadava, então os gastos ficaram maiores que as rendas. Faltava dinheiro para quase tudo, inclusive para continuar fortalecendo o exército romano. Tal situação levou ao enfraquecimento das fronteiras tornando fácil a entrada de povos invasores. Pressionados pelos hunos e se aproveitando da crise romana as invasões bárbaras tiveram início no século IV e se completaram no século V.
2)
a) religião cristã.
b) A partir do século IV o cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano.
c) Foi preservada. A maioria era cristã, sendo então uma estratégia política dos germânicos a conversão ao cristianismo.
3)
a) Foi escrito antes das invasões.
b) Não. "De modo geral, é esta a descrição que recebi sobre a origem e as maneiras de todo povo germânico."
c) O rei era escolhido entre as famílias mais poderosas e os chefes pela coragem e honra (pelo mérito).
d) Tinham estreitos laços determinados por juramentos de fidelidade.
4)
a) Segundo o texto essas invasões foram pacíficas.
b) burgúndios, Ostrogodos, Visigodos, Alamanos, Francos, Godos, Hérulos, etc.
c) Era um modo de vida rural, baseado na agricultura e criação de animais. Viviam em aldeias e eram comandados por um chefe.
d) Terras e proteção contra os hunos.
5) O Império Romano estava estruturalmente fraco, sua crise levou ao enfraquecimento geral do exército, à corrupção do governo, à má administração do dinheiro público, levando a estrutura romana ao colapso (crise total). Por isso a muralha construída por Adriano não foi suficiente para conter as invasões na Inglaterra.

domingo, 1 de abril de 2012

SITES INTERESSANTES SOBRE O IMPÉRIO BRASILEIRO

Consulte os sites abaixo para complementar seus estudos sobre Império Brasileiro:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/405/1/O-BRASIL-IMPERIO/Paacutegina1.html
pt.wikipedia.org/wiki/Império_do_Brasil
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/proclamacao-republica.htm
www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/brasil_imperio.htm
Bom estudo.

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO MENSAL - PRIMEIRO TRIMESTRE - 9º ANO

1)
Os países europeus estabeleceram alianças para se fortalecerem em um possível combate. França e Inglaterra tinham forte concorrência com a Alemanha e pretendia destruí-la. A Rússia disputava territórios com a Áustria, aliando-se a Inglaterra e França. Alemanha tinha identificação étnica com os austríacos e por isso aliou-se a eles, mesmo sendo a Áustria uma monarquia decadente.
2)
a) "Enquanto isso, a guerra enriquecia o setor da sociedade uqe comerciava armas, alimentos e roupas." A I Guerra Mundial foi movida pela concorrência e avanço da industrialização, sendo promovida por países europeus cuja burguesia fortalecida incentivava o conflito a fim de eliminar a concorrência.
b) As mulheres tornaram-se peças importantes no orçamento familiar. Eram a mão de obra básica na produção de armamentos, uniformes e comida para o front. Sua atuação e importância levou-as a pedir por participação na política e conquista de direitos trabalhistas.
3) A propaganda levantava o moral dos soldados e estimulava novas adesões. Com a II revolução industrial vimos surgir meios de comunicação e novas formas de mídia que possibilitavam a comunicação de massa, proliferando com maior rapidez as notícias e também as propagandas.
4) O imperialismo europeu gerou entre os países industrializados uma forte concorrência. Tal processo gerou o chamado capitalismo monopolista cujo ponto básico era literalmente eliminar a concorrência. Isso estimulou conflitos entre as potências industriais levando à I Guerra Mundial.
5) Com a Rússia na I Guerra as condições de vida da população russa pioraram de maneira significativa, aumentando a revolta contra o governo de Nicolau II, estimulando a reorganização dos sovietes e a eclosão da revolução.
6)
a) Sim. As péssimas condições de vida e de trabalho dos camponeses foi fator importante para que se sentissem estimulados a apoiarem ideias contrárias ao poder czarista, sendo fator importante para a revolução.
b) Por que em 1905 foram criadas as bases para a revolução que mais tarde aconteceria, como os sovietes e as lideranças mencheviques e bolcheviques. O povo acreditou na promessa do czar de tornar seu governo mais "humano" através da formação do DUMA.
7)
A NEP foi uma política econômica que pretendia recuperar a economia russa após a guerra civil. Para isso era necessário estimular a produção e o comércio e o governo de Lênin estabeleceu que pequenos proprietários pudessem vender parte de sua produção, que pequenas empresas pudessem estabelecer comércio mais independente, etc. Tal procedimento econômico levou à recuperação econômica pretendida sendo mais tarde substituída pela economia stalinista.