Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

domingo, 29 de agosto de 2010

AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO SEGUNDO TRIMESTRE - 7º ANO - CORREÇÃO

TURMA A
1) Sociedade estamental, dividida rigidamente, sem mobilidade social. Clero "os que oram"; nobreza "os que lutam" e servos "os que trabalham".
2) Sim, bastava ter terras suficientes para serem doadas.
3)
a) Corveia consistia no tributo pago através do trabalho no manso senhorial. Talha - tributo pago através da entrega de uma parte da produção do servo so senhor feudal.
b) Servidão é trabalho, vassalagem é posse de terra. Não há vassalagem entre os servos, ela só poderia ser estabelecida entre nobres.
4)
a) O budismo desafiava o poder do imperador; os monges utilizavam grande quantidade de bronze e muitos de seus seguidores não viam razão em pagar impostos ao imperador.
b) Através da Rota da Seda o budismo vindo da índia tornou-se importante religião na China.
5)
Tombuctu foi fundada cerca do ano 1100 pela sua proximidade com o Rio Níger para servir às caravanas que traziam sal das minas do deserto do Saara para trocar por ouro e escravos trazidos do sul por aquele rio. Em 1330, Tombuctu fazia parte do poderoso Império do Mali, que controlava o lucrativo negócio do sal por ouro em toda a região, estando ligada à cidade de Yenné através do comércio do sal, de cereais e do ouro. A sua função comercial era acompanhada de uma função militar. Dois séculos mais tarde, Tombuctu atingiu o seu apogeu sob o Império Songhay.
TESTES
1- D
2- D
3- C
4- C
5- A
6- C
7- B
8- A
9- D
10- C

TURMA B
1) Era um nobre que doava terra(feudo) em troca de fidelidade e ajuda militar e financeira.
2) A Igreja tinha controle total sobre amentalidade medieval e cabia a ela determinar todo o conhecimento daquele período.
3) Corveia, Talha, Banalidades.
4) O texto mostra os valores e o poder da Igreja. A instituição mais organizada e manipuladora de poder político e econômico.
5) A Igreja, instituição já organizada na época medieval, determinava a teoria social, hierarquizava a sociedade, condenava o lucro e o comércio, tinha o domínio completo da cultura e educaçã, influenciava governantes e era grande detentora de terras.
6) Com o contato com os portugueses o manicongo foi aos poucos tornando-se dependente dos instrumentos e armas fornecidos aos portugueses. Sua conversão ao cristianismo determinou sua submissão a Coroa portuguesa o que levou seu reino à destruição e escravidão.
7) Através da Rota da Seda os chineses estabeleceram um próspero comércio que levou-os a uma fase de grande prosperidade. Através dela os chineses tinham contato com diversas culturas assim como disseminavam seu conhecimento por boa parte do Oriente.

TESTES
1- C
2- C
3- E
4- D
5- E
6- C
7- E
8- B
9- E
10- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário