Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO TERCEIRO TRIMESTRE - 7º ANO - TURMA B

1) Todo poder concentrava-se nas mãos do rei, ele fazia a lei de acordo com a sua vontade, tinha o direito divino de governar.
2) A rotação de terras aumentou a fertilidade. O atrelamento peitoral acelerou a semeadura e consequentemente a produção, a charrua foi um imprtante elemento para tornar a produção de alimentos mais eficiente.
3) Com as cruzadas os produtos orientais ficaram cada vez mais evidentes e cobiçados na Eurpa, novos conhecimentos abriram a cabeça do europeu contribuindo para a volta do comércio.
4) Ela acreditava que o comércio "viraria a cabeça" dos fiés, que se preocupariam em ganhar dinheiro, seriam independentes e não mais totalmente submissos a vontade da Igreja Católica.
5)
a) A vida de camponês.
b) Não, pois a vida concentrava-se totalmente nos feudos.
c) Não, muitos ficaram nas cidades e não tinham emprego, outros tornaram-se artesãos, aprendizes, etc, de outros grandes mestres e comerciantes.
6)
Humanismo - Valorização dos conhecimentos da Antiguidade Clássica e do conhecimento, busca pelo saber.
Antropocentrismo - O ser humano torna-se centro do Universo.
Individualismo - Não é mais valorizado o coletivismo da Idade Média em que todos deviam ser submissos a vontade de Deus. O individualismo pe a busca de cada um por seu destino.
Heliocentrismo - sol é o centro do Universo.
7) O luteranismo pregava que o governante era o chefe da Igreja e desta forma a nobreza alemã poderia livrar-se do domínio do Papa.

TESTES:
C
C
A
A
D
A
E
D
D
E

Nenhum comentário:

Postar um comentário