Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CORREÇÃO DA SEGUNDA PARTE DA AVALIAÇÃO MENSAL - 8º ANO - TURMA A

1)A fábrica atrai mão de obra que forma os centros urbanos, a estrada de ferro como meio de transporte levando a produção e trazendo matéria-prima e o cortiço indica a precariedade de vida dos operários.
2) Inaugurou um novo sistema econômico, social e político que permitiu a produção de grandes quantidades de produtos, um enorme avanço científico e uma maior integração econômica do planeta.
3) Acúmulo de capitais - a Inglaterra conseguiu acumular riquezas e com isso foi possível financiar novos estudos para aumentar a produção e também promover o desenvolvimento industrial.
Cercamentos - a expulsão de muitas pessoas do campo forneceu às fábricas mão de obra barata.
Ferro e carvão - a Inglaterra tinha grandes jazidas de ferro e algodão, matérias-primas importantes na primeira fase da industrialização inglesa.
4)As cidades cresciam desordenadamente, no contexto da Revolução Industrial, proporcionando uma diferenciação social entre os bairros dos ricos e os habitados pelos trabalhadores. O que acarretou, nos bairros operários, péssimas condições de vida devido à falta de equipamentos urbanos como: escolas, saneamento e moradias adequadas etc.
5) Os tecidos eram as principais manufaturas exportadas pelos ingleses durante a fase do capitalismo mercantilista e graças à disponibilidade de mercados, no contexto da Revolução Industrial, o setor têxtil foi o primeiro a passar pelo processo de mecanização. A matéria-prima também era barata, adquirida nas colônias inglesas da América.
6)
a) Entre os fatores que possibilitaram a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, pode-se destacar a disponibilidade de capitais acumulados durante a fase mercantilista do capitalismo e os cercamentos (enclusers) responsáveis pela redução da oferta de trabalho no campo e o consequente êxodo rural, gerando nas áreas urbanas, um contingente de mão-de-obra barata para a nascente indústria.

b) O movimento luddita caracterizou-se pela reação, sobretudo de artesãos falidos por não conseguirem concorrer com as fábricas, mas também devido às precárias condições de vida, através da destruição das máquinas por considerá-las responsáveis pela situação em que se encontravam. Tal atitude evidencia uma manifestação de revolta, mas também a falta da consciência política dos operários em relação à sua situação.
7) O carvão era o combustível necessário para a utilização do vapor; e o ferro era utilizado como matéria-prima essencial para a fabricação das máquinas surgidas com a Revolução Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário