Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

terça-feira, 3 de abril de 2012

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO MENSAL (2) DO PRIMEIRO TRIMESTRE - 7º ANO B

1)
Romana:
cristianismo - apesar dos povos germânicos serem politeístas, após as invasões iniciaram a conversão ao cristianismo e a religião dos romanos foi preservada.
colonato: trabalhadores das grandes propriedades continuaram trabalhando em troca de abrigo e proteção.
Germânicas:
comitatus - entre os guerreiros e chefes foi preservada as relações de reciprocidade.
direito consuetudinário - foi preservado o costume germânico das leis serem transmitidas oralmente.
2) Pepino, o breve iniciou uma série de invasões a territórios e estabeleceu aliança com a Igreja doando o Patrimônio de São Pedro. Dessa forma Pepino tornou-se um rei respeitado e também temido, podendo contar com o apoio do Papa na conversão e obediência dos povos dominados. Por sua vez a Igreja passou a construir seu centro de poder em Roma e com o rei franco também passou a espalhar seus domínios na Europa.
3)
A conversão ocorreu para Clóvis ter maior aceitação da população romanizada que era cristã. A Igreja com essa aliança passa a ter terras e maior número de seguidores e Clóvis teria um aliado importante na dominação dos povos romanizados.
4)
a) Não. Carlos Martel era Prefeito do palácio, um Major Domus.
b) Carlos Martel enfraqueceu e muito o poder real. seu filho e sucessor Pepino, o breve conseguiu assumir o trono e depôs o ultimo rei merovíngio, iniciando a Dinastia Carolíngia.
5)
a) Pois Carlos Magnos era considerado aquele capaz de reconstruir o Império Romano assim como unir os germânicos sob sua liderança. Por ter o apoio da Igreja seu império recebeu também o termo "sacro".
b) Carlos Magno doava terras através do juramento de fidelidade dos nobres. Através das relações de suserania e vassalagem esses nobres cumpriam as determinações de Carlos Magno. Para garantir total fidelidade o imperados tinha vários fiscais - os missi dominici - que cuidavam para que as leis dele fossem cumpridas. além disso, as capitulares garantiam que as leis fossem iguais em todo o império.
c) Com a divisão os nobres começaram a se recusar em seguir as regras dos reis carolíngios, iniciaram um processo de fechamento de suas propriedades (feudos) e começaram a estabelecer suas próprias leis.
6) A Coroa mostra ele como o soberano absoluto, a espada demostra sua força militar e a cruz simboliza seu domínio religioso devido a aliança que tinha com o papa.

Um comentário:

  1. Errei tudo!!!!!!!! - Patrícia 7ºano
    (Milly) [entra no meu blog!!! hi-my-friends.blogspot.com]

    ResponderExcluir