Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

terça-feira, 3 de abril de 2012

CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO EM GRUPO - PRIMEIRO TRIMESTRE - 7º ANO B

1) O Império Romano começa a entrar em crise a partir do século III quando cessam as conquistas territoriais. Com isso diminui a oferta de escravos e a produção também sofre redução. O governo continuava gastando muito e administrando muito mal o que arrecadava, então os gastos ficaram maiores que as rendas. Faltava dinheiro para quase tudo, inclusive para continuar fortalecendo o exército romano. Tal situação levou ao enfraquecimento das fronteiras tornando fácil a entrada de povos invasores. Pressionados pelos hunos e se aproveitando da crise romana as invasões bárbaras tiveram início no século IV e se completaram no século V.
2)
a) religião cristã.
b) A partir do século IV o cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano.
c) Foi preservada. A maioria era cristã, sendo então uma estratégia política dos germânicos a conversão ao cristianismo.
3)
a) Foi escrito antes das invasões.
b) Não. "De modo geral, é esta a descrição que recebi sobre a origem e as maneiras de todo povo germânico."
c) O rei era escolhido entre as famílias mais poderosas e os chefes pela coragem e honra (pelo mérito).
d) Tinham estreitos laços determinados por juramentos de fidelidade.
4)
a) Segundo o texto essas invasões foram pacíficas.
b) burgúndios, Ostrogodos, Visigodos, Alamanos, Francos, Godos, Hérulos, etc.
c) Era um modo de vida rural, baseado na agricultura e criação de animais. Viviam em aldeias e eram comandados por um chefe.
d) Terras e proteção contra os hunos.
5) O Império Romano estava estruturalmente fraco, sua crise levou ao enfraquecimento geral do exército, à corrupção do governo, à má administração do dinheiro público, levando a estrutura romana ao colapso (crise total). Por isso a muralha construída por Adriano não foi suficiente para conter as invasões na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário