Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO MENSAL - PARTE I - 7º ANO

1)
a. O poder era centralizado. O manicongo tinha toda a autoridade e através de seus conselheiros tomava as decisões. Tinha conselheiros que atuavam em diversas áreas: impostos, secretários reais, militares e griots.
b. Era uma sociedade com desigualdade liderada pela nobreza. Existiam mercadores, artesãos, soldados e agricultores que formavam a maioria da população. Os escravos não eram numerosos.
c. No congo ocorreu a formação de um império através da dominação de outros povos. Era costume escravizar povos dominados. Quando os portugueses entraram em contato com o bantos estes começaram a trocar objetos europeus, bebidas, etc, por seus escravos, iniciando o tráfico intercontinental.
2)
a. Sundiata Keita liderou uma revolta que libertou os mandinga dos sossos e conquistou Gana tornando-se seu primeiro governante com poder centralizado.
b. O imperador era a autoridade máxima, mas era diferente de u=outros monarcas, pois ouvia as queixas e julgava pessoalmente os casos mais importantes.
c. A partir do século XV o contato com os portugueses foi, aos poucos, minando o domínio dos malineses e seu reinado foi entrando em decadência.
3) Em sua época a China atingiu o auge do desenvolvimento comercial. Por meio da guerra e de acordos diplomáticos conquistaram extensas áreas, o que a transformou em uma grande potência.
4)
a. Para os budistas as diversas formas de desejo e apego geram sofrimentos, pois o ser humano deve libertar-se do desejo para assim atingir o estágio mais elevado da iluminação – o nirvana. Dessa forma ela eliminaria toda fonte de sofrimento.
b. Os mosteiros não pagavam impostos, acumulavam grande quantidade de cobre e pregavam a não-violência e a paz. O império chinês era um grande incentivador da guerra para conquista de territórios e de poder. Necessitava de cobre para cunhar moedas e queria confiscar as terras dos mosteiros. Por isso monges budistas passaram a sofrer forte perseguição.
5) A China nessa época passou por um intenso processo de urbanização. O comércio era o centro de sua economia e a vida era intensamente movimentada. Diferente da Europa feudal, concentrada em feudos, com uma vida baseada na agricultura de subsistência e com uma atividade comercial bastante pequena e sem grande importância.
6) A Igreja Católica era o centro da vida espiritual e cultural da Europa Feudal. Maior senhora feudal da Europa tinha grande domínio sobre a população, não somente de servos, mas a nobreza também subordinava-se ao alto Clero, pois eram tidos como representantes diretos de Deus na Terra.
7)
Estilo Românico Estilo Gótico
Arcos em forma de abóbodas
Paredes grossas
Aberturas estreitas usadas como janelas
Interiores escuros Arcos em forma de ogivas
Paredes esculpidas
Interiores claros
Vitrais coloridos


8) As inovações técnicas contribuíram para o aumento populacional e isso alterou a vida no feudo, contribuindo para o início da crise do sistema feudal.
9) Para os servos começou a faltar terras para o plantio, os feudos superlotados não comportavam uma grande população e assim muitos servos começam a ser expulsos dos feudos.
10) O aumento populacional também atingiu os nobres, pois não havia feudos em quantidade suficiente para todos os nobres. Surgiram os cavaleiros andantes, que através de ataques e guerras procuravam conseguir riquezas e feudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário