Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO PARCIAL - PARTE I - 8º ANO

TURMA A
1) A criação de gado, as missões jesuíticas, a ação dos bandeirantes em busca de índios para escravizar, ouro e diamantes.
2) Bandeirante.
3) Internamente a organização econômica passou estar concentrada nas atividades da região sudeste. A população aumentou e tornou-se mais diversificada. O comércio e a integração entre as regiões tornaram-se fortes e a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.
4) Eram chamadas de expedições da caça ao índio, busca de ouro e diamantes e sertanismo de contrato.
5) A ação dos bandeirantes, o gado, expansão oficial e missões jesuíticas.
6) Os jesuítas entraram em contato com tribos indígenas que já estavam arredias ao contato com os não índios e por isso isolavam-se em regiões como Amazônia e região sul.
7) Os pastos no sul era de excelente qualidade e a vida selvagem facilitou o aumento de animais na região. A produção do charque e a criação de mulas foram importantes produtos fornecidos aos habitantes das regiões mineradoras.
8) Expedições fluviais que através do comércio forneciam alimentos e artigos diversos para a zona mineradora, o que ajudou na estruturaçãoda região das minas.
9) O território sofreu expansão ao longo deste período.
10) Era necessário manter a região isolada para preservar o distrito e evitar contrabando e exploração clandestina.

TURMA B
1) Devido o comércio e as oportunidades oferecidas pela exploraçã aurífera temos na região mineradora uma classe média bastante importante e numerosa.
2) A ação bandeirante e a criação de gado que fizeram com que surgissem vilas e cidades além do Tratado de Tordesilhas, ocupando terras até então consideradas da Espanha.
3) Era a prática bandeirante de apresamento de indígenas para vendê-los como escravos.
4) Nesse período o ataque a missões e a ocupação de territórios para a criação de gado proporcionaram o povoamento do território.
5) Em Minas Gerais ocorreu intenso povoamento da região, a base econômica era a mineração, mas o comércio era fundamental para a manutenção das cidades. A região tornou-se centro das atenções lusitanas e o controle da metrópole sobre a colônia será bastante intenso.
6) Ocorreu o aumento da população e o crescimento da classe média, o controle doPOrtugal tornou-se mais intenso, ocorreu a mudança da capital para o Rio de Janeiro e a criação da Capitania de Minas Gerais.
7) O ouro não ficou no Brasil. Na maioria dos casos as regiões auríferas entraram em decadência e , portanto, não prosperaram. O ouro (a maior parte) ia para Portugal cujo destino (grande parte do ouro arrecadado) acabava sendo os cofres ingleses, pois Portugal pagava suas dívidas com o ouro brasileiro. Essa riqueza foi um dos fatores da Revolução Industrial na Inglaterra do século XVIII.
8) Quando o ouro foi descoberto e começou a ser explorado milhares de pessoas foram morar na região das minas. Os mais ricos sempre utilizavam mão de obra escrava negra para qualquer tipo de trabalho.
9) Pessoas que chegavam para explorar o ouro encontrado pelos bandeirantes. Os bandeirantes se consideravam os únicos donos do ouro e por isso entraram em conflito com os novos exploradores.
10) Eram escravos alugados que prestavam serviços, principalmente relacionados ao comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário