Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMALIZADA DO PRIMEIRO TRIMESTRE - 8º ANO

1)
A população indígena no Brasil é bastante reduzida, vítima de inúmeras injustiças sociais, vivem a maioria no norte e nordeste do Brasil e dependem de uma política federal pouco eficiente na preservação de seus direitos. A lei brasileira defende as tribos indígenas, principalmente reconhecendo seus direitos em relação a preservação da cultura e posse de terras, mas na prática pouca coisa positiva ocorre.
2)
A língua e a cultura.
3)
a) A teoria do estreito de bering que afirma que as primeiras migrações para o continente americano ocorreram a partir do continente asiático.
b) Luzia era prova de que os primeirs habitantes da America não utilizaram uma via única. O fóssil reforçou teorias antes pouco críveis de que alguns grupos podem ter chegado ao continente pela corrente malaio-polinesia.
4)
a) Incas, Maias e Astecas.
b) economia baseada na agricultura, terras estatais e trabalho compulsório.
política - poder centralizado em que o governante assume caracteristicas divinas.
5)
a) coleta, pesca, agricultura, comecio e artesanato.
bi) Não, na figura podemos perceber que existe uma pessoa que está comandando as demais em cada tarefa e cada uma realiza a tarefa de acordo com as ordens desta pessoa.
6)
a) A conquista da América - dos Astecas.
b) Foi possível devido a junçã de varios fatores, entre eles: inferioridade bélica dos povos americanos, enganos religiosos e culturais, ajuda dos povos dominados, doenças.
c)Cortez comandou o domínio do Império asteca.
d) A Igreja e a Coroa espanhola. A Igreja atuou dominando os indios atraves da doutrinação e pacificação e a Coroa atuou através da força e exploração.
7)
Mita - trabalho compulsório convertido em trabalho escravo.
Encomienda - recrutamento de trabalho convertido em trabalho escravo.

TESTES
A
D
E
E
D
C
D
D
B
D

Nenhum comentário:

Postar um comentário