Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

domingo, 11 de abril de 2010

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO MENSAL - 9º ANO

1) QUESTÃO ANULADA
2) A necessidade de deslocar capital excedente; a busca de novos mercados consumidores; a busca de novas fontes de matéria prima; a necessidade de escoar o excedente populacional; a expansão do capitalismo pelo planeta; e a dominação de outros povos em nome da religião e/ou da superioridade racial.
3) A "missão civilizadora" ou o "fardo do homem branco" sintetizam as justificativas ideológicas imperialistas que ocultavam as reais intenções, de caráter puramente econômico, bem como justificavam as atrocidades cometidas contra os nativos africanos ou asiáticos que resistiam à ação imperialista europeia.
4)
a) Levar o desenvolvimento europeu aos povos "atrasados".
b) África e principalmente a Ásia, fornecedores de matérias-primas e mercados grandiosos e com maior desenvolvimento.
5) Foi a política armamentista dos países europeus, que utilizavam os recursos financeiros do governo para construírem um verdadeiro arsenal bélico para assim atacar o país concorrente. É a preparação bélica da I Guerra Mundial.
6) Em virtude da mobilização de grande número de homens para a guerra, houve a necessidade de se ampliar a utilização da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, principalmente no setor de serviços.
7) Modificaram-se os equilíbrios entre as nações vitoriosas. A Inglaterra perdeu a hegemonia sobre a economia mundial, e os EUA, através de investimentos maciços na América Central, no Caribe e na América do Sul, transformaram essas áreas em economias dependentes. O mesmo ocorreu com relação à Europa, onde a economia americana, através do seu setor financeiro, tomou o lugar da Inglaterra.
8) Em 1908 a Áustria anexou a Bósnia contrariando o imperialismo sérvio nos Balcãs e acirrando o nacionalismo sérvio que culminou com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, o príncipe austríaco, em 28 de junho de 1914, por um nacionalista do grupo "mão-negra", fato que deu início à Primeira Guerra Mundial.
9) Enquanto a 1ª Revolução Industrial, através da substituição da ferramenta e da força física humana pela máquina, manipula uma nova organização produtiva, a 2ª Revolução Industrial inaugura uma nova época tecnológica e assinala a expansão do capitalismo pelo mundo.
10)
a) Energia elétrica e motores a explosão movidos por óleo diesel, derivado do petróleo.
b) Formação do capitalismo monopolista, com a criação de trustes, cartéis e holdings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário