Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

domingo, 4 de abril de 2010

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO MENSAL - SÉTIMO ANO - PRIMEIRO TRIMESTRE

TURMA A
1) O primeiro regime político de Roma foi a monarquia e os patrícios formavam a classe dominante.
2) Tibério Graco, tribuno da plebe, pretendia diminuira a miséria dos plebeus através da realização de uma reforma agrária. Foi assassinado pois ameaçava o poder e riqueza dos patrícios.
3) Júlio César tornou-se ditador romano conquistando um poder que antes era exercido apenas pelo Senado romano. Ao assassiná-lo os senadores romanos pretendiam manter-se no poder sem limitações.
4) O colonato surgiuu na época de crise do Império Romano e foi a forma encontrada para regularizar a situação de plebeus que trabalhavam nas vilas romanas.
5) No colonato o colono trabalhava na prpriedade rural e em troca recebia alimento, proteção e abrigo.
6) Senado - órgão mais importante da estrutura republicana. Fazia as leis e legislava Roma.
Magistraturas - Executavam as leis senatoriais, estavam divididas em vários setores: justiça, finanças, censo, construções, etc.
Assembléias - eram consultivas e elegiam alguns magistrados.
Tribunos da Plebe - Magistrados que representavam os interesses dos plebeus junto ao senado romano.
7) Os produtos vinham das províncias romanas.
8)
a) A crise de Roma e as invasões.
b) Os povos dominados pelos romanos.
c) Por causa da crise enfraqueceram e foram dominados.
9)
a) Através das guerras púnicas e outras guerras de conquista.
b) As conquistas eram fonte de riqueza e poder. Cada terra conquistada transformava-se em provícia e esta fornecia seus produtos aos romanos.
10)
a)Por guerras ou nascimento.
b)Comércio, agricultura e artesanato.

TURMA B
1)Os cristãos eram monoteístas e se recusavam a adorar o imperador como um deus.
2)
a) a ideia de que Roma foi assassinada leva em conta apenas o fato do Império ter sido destruído pelas invasões. a ideia de que Roma morreu de morte natural considera que Roma perdeu seu poder por problemas que ela mesma causou.
b) Por que o império romano chegu ao fim devido a uma série de fatores internos e externos, nenhum fator isolado explica a queda de Roma e de seu império.
3) A partir o êxodo urbano o governo começou a regularizar o trabalho de plebeus e ex-escravos no campo determinando que estes trabalhariam em troca de abrigo e alimento.
4) A guerra teve início pois os romanos queriam conquistar a Sicília, terra dominada pelos cartagineses. Ao final das guerras Roma havia se tornado dona das terras banhadas pelo mediterrâneo na parte ocidental.
5) A monarquia terminou com o golpe dos patrícios contra o rei etrusco e assim estabeleceram a República. O império teve início quando Otávio assumiu o poder.
6) Segundo a lenda Rômulo e Remo herdaram um grande pedaço de terra depois de derrotar o tio e devolver o reino a seu avô. Devido conflitos entre os dois ocorreu uma briga em que Rômulo matou Remo e tornou-se o primeiro rei de Roma.
7) Patrícios - aristocracia rmana, proprietários de terras e aqueles que possuíam todos os privilégios atuando diretamente no governo.
plebeus - livre, mas não propietários, trabalhavam para garantia de seu sustento e após muitas lutas conseguiram alguns direitos políticos.
8) Fim das conquistas, crise escravista, disputas pelo poder, gastos maiores que as rendas, fragilidade das frosnteiras, invasões.
9)
a) Servia para formar frtes guerreiros.
b) A formação de um exército forte e disciplinado foi a principal razão para a formação do Império Romano.
10) Com as conquistas Roma adquiria poder e riqueza, conquistava escravos e obrigava as províncias a pagar-lhe impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário