Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

domingo, 4 de abril de 2010

CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO EM GRUPO - SÉTIMO ANO - PRIMEIRO TRIMESTRE

1)
a)Os bárbaros.
b)(...)"cidades e campos estavam cheios de lamentações e de pranto"(...).
c)Com a desorganização das cidades já não existia mais contrle na arrecadação de impostos, além disso muitos já não possuíam mais dinheiro por causa da crise e das invasões e tinham que pagar os impostos com o que tinham.
d)Porque acreditavam que os bárbaros os ajudariam contra os cobradores de impostos.

2)
a) Roma já não fazia novas conquistas e suas rendas diminuíam a cada dia, os gastos eram imensos e começou a faltar dinheiro para continuar administrando o Império. Por causa da falta de conquistas começa uma crise no frnecimento de novos escravos iniciando uma crise de produção também.
b)Os plebeus mergulhavam cada vez mais na pobreza, muitos buscavam alternativas em propriedades rurais longe das cidades. Estas propriedades chamadas vilas romanas, também foram a saída dos patrícios que se sentiam ameaçados nas cidades. Com a crise o sistema escravista entrou em decadência. Para regularizar o trabalho de plebeus no campo criou-se o sistema do colonato.
c) O poder imperial tornava-se cada vez mais fraco e a disputa dos generais pelo poder tornou a situação política romana instável levando o império a total desorganização.
3)
a)Romanos disputam cm cartagineses a região da Sicília. Aos poucos esta disputa gera uma guerra entre romanos e cartagineses, iniciando as chamadas Guerras Púnicas.
b)Os romanos. O mar mediterrâneo tornu-se posse dos romanos, que passaram a estabelecer inúmeras províncias nos territórios conquistados.
4)Desde a formação de Roma conflitos entre patrícios e plebeus existiram. No entanto, a partir da República, com as inúmeras conquistas territoriais as diferenças sociais tornaram-se ainda maiores. Esta situação provocou as lutas sociais que enfraqueceram a República e contribuíram para o início do Império Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário