Pesquisar este blog

Marcadores

  • 1 (1)

terça-feira, 20 de abril de 2010

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO MENSAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE - 8º ANO

1)
Antes da chegada dos portugueses, os povos nativos eram donos de todo o território. Havia mais de 6 milhões de pessoas, que viviam de acordo com sua organização e cultura, compondo diversos povos. Mas quando os portugueses chegaram e dominaram o território, a escravidão e exploração, além das guerras travadas entre indios e portugueses levou os primeiros à quase total destruição.
2)
a) A madeira era utilizada para fabricar tinta para tingimento de tecidos.
b) Até meados de 1530, quando a madeira praticamente desapareceu da costa brasileira e os conflitos com os nativos se intensificaram.
3)
a) Os nativos.
b) Receberam produtos que não conheciam previamente: panelas, espelhos, etc. Escambo.
c) Eram entrepostos comerciais. Nas feitorias o escambo era realizado, o pau-brasil empilhado e carregado para as caravelas.
4)
a) Conquistar territórios e novos mercados consumidores e principalmente fornecedores de especiarias e metais preciosos.
b) Caravelas e bússolas.
c) Portugal toru-se potencia mundial no século XVI.
6)
Colombo respondia aos interesses da Coroa espanhola e nesse sentido ambicionava conquistar as riquezas do Oriente, mas converter as pessoas ao Cristianismo, pois os reis espanhóis eram ligados a Igreja Católica.
7)
mita - trabalho compulsório em que os indígenas era recrutados para trabalhar mediante ínfimo pagamento.
encomienda - o espanhol se considera "dono" de um certo número de pessoas de uma determinada aldeia e é concedido a ele o direito de explorá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário